Teatro
O teatro é uma manifestação artística e um fenômeno cultural de vários povos e remonta às sociedades primitivas. É a arte em que um ou mais atores interpretam uma história ou conjunto de atividades com o objetivo de apresentar situações e fazer aflorar sentimentos e reflexões a quem os assistem.
Elementos do teatro
Para que um espetáculo teatral aconteça, são necessários três elementos básicos:
Ator: aquele que interpreta, representa uma história, uma ação, com base em um texto, é ele que dá vida à personagem por meio de sua voz e de seu corpo, que são suas ferramentas de trabalho e precisam ser sempre aprimoradas com treinamento contínuo. Antigamente somente homens atuavam no teatro, foi só a partir do século XVII que as mulheres passaram a aparecer em cena.
Personagem: cada uma das figuras humanas apresentadas em uma obra de ficção (peça teatral, romance, conto, filme etc.) ela pode ser: protagonista, que é a principal; antagonista, que é o adversário, o vilão, que fará oposição ao protagonista; e o coadjuvante, que é a personagem secundária.
Espectador: pessoa que observa, presencia qualquer ato ou espetáculo.
Além deles, colaboram ainda diretores, dramaturgos e técnicos.
A palavra teatro vem do grego, theatron, e significa lugar para ver. As apresentações teatrais englobam diversas expressões artísticas: musical, corporal e plástica.
Formas de espetáculos teatrais
Os espetáculos teatrais podem ser encenados de várias formas:
Teatro convencional utilizam-se diálogos e situações para se contar uma história, podendo ter um narrador, que, não necessariamente, faz parte dela;
Musical,Teatro musical é uma forma de teatro que combina música, canções, dança, e diálogos falados. Está delimitado por um lado pela sua correlação com a ópera e, por outro, pela sua correlação com o cabaré. As linhas delimitantes entre essas três expressões artísticas são, muitas vezes, difíceis de conceitua
A dança A dança é uma das três principais artes cênicas da antiguidade, ao lado do teatro e da música. No antigo Egito já se realizavam as chamadas danças astro-teológicas em homenagem a Osíris. Na Grécia, a dança era frequentemente vinculada aos jogos, em especial aos olímpicos.
Circo, Um circo é comumente uma companhia em coletivo que reúne artistas de diferentes especialidades, como malabarismo, palhaço, acrobacia, monociclo, contorcionismo, equilibrismo, ilusionismo, entre outros.
Teatro de bonecos, Teatro de fantoches, teatro de bonecos ou teatro de marionetes é o termo que designa, no teatro, à apresentação feita com fantoches, marionetes ou bonecos de manipulação, em especial aqueles onde o palco, cortinas, cenários e demais caracteres próprios são construídos especialmente para a apresentação.
O teatro de sombras é uma arte muito antiga de contar histórias e de entretenimento que usa bonecos de sombra. As imagens produzidas pelos bonecos podem ter diversas cores e outros tipos de detalhes. Muitos efeitos podem ser alcançados através da movimentação tanto dos bonecos quanto da fonte de luz.
Mímica, é uma das formas de comunicação humana, normalmente conhecida como a arte de expressar os pensamentos e/ou os sentimentos por meio de gestos, é dentro das artes cênicas, o estudo da ação física do homem em seu meio. Assim portanto, é uma classe de sematologia.
Teatro de máscaras, os gregos utilizavam máscaras para representar deuses e heróis. Muitas culturas utilizam-nas em suas apresentações. É o caso do teatro japonês nô, cujas expressões são conhecidas.
Clique aqui para ler outras curiosidades sobre teatro em nosso blog.
Fonte das informações:
Info Teatro
Teatrando