Hoje, o bairro do Tatuapé completa 352 anos e não podíamos deixar de prestar nossa homenagem contando um pouco sobre a sua história e trazendo algumas curiosidades que formam o Tatuapé.
O nome Tatuapé tem origem Tupi e significa "o caminho do tatu", que conta com vários ditos populares e versões para explicar o significado do nome, uma delas teria sido que o nome surgiu quando os moradores da parte baixa do bairro, ao referirem-se às caçadas de tatu na parte alta, de mata mais densa, diziam ser isso possível só indo a pé.
A exploração do bairro foi iniciada por volta de 1560, inicialmente usaram as terras para cultivo de uvas e criação de gado, tendo pouco crescimento até o final do século XIX, depois de um tempo de cultivo outros moradores aderiram à ideia e começaram a investir nas próprias plantações, aumentando assim a popularidade do cultivo entre outras regiões.
Os imigrantes foram os principais responsáveis pela urbanização dessa região.
E foi nos anos 60, através de uma necessidade de atender a crescente população foram inaugurados diversos comércios, e para melhorar o fluxo de transporte, foi inaugurada a Radial Leste, que é até hoje uma das principais vias da cidade que liga a Zona Leste ao Centro de São Paulo.
Ao longo dos anos as fábricas deram lugar para construção de imóveis residenciais, que só cresceu e se intensificou cada vez mais nas décadas de 80 e 90, formando o bairro residencial que conhecemos hoje.
O bairro também conta com um grande arsenal cultural, procurado não só pelos moradores da região como por toda cidade de São Paulo, com parques, bibliotecas e teatros.
O Parque do Piqueri, conta com uma área de 97 272 metros quadrados, e uma extensa flora tornando o passeio totalmente agradável para toda a família.
Parque Ceret, que possui uma infraestrutura incrível possibilitando a prática de diversas atividades físicas, como vôlei, futebol, natação, basquete, ginástica, academia, caminhada, corrida e muito mais.
Bibliotecas também compõe a parte cultural do bairro, como a biblioteca Hans Christian Andersen, que também oferece cursos, palestras, rodas de histórias e peças teatrais.
Biblioteca Cassiano Ricardo que conta com um rico acervo de cds, dvds e livros.
E por último e não menos importante temos o Teatro Eva Wilma, que foi o primeiro teatro do circuito cultural fundado no Tatuapé, contribuindo para o extenso arsenal cultural do bairro, inaugurado em 2003 vem até os dias atuais trazendo diversos espetáculos atraindo não só os moradores da região como também de toda a cidade de São Paulo.
São 352 anos de história e para comemorar essa data, o bairro ganhou diversas esculturas de tatu que foram espalhadas pela cidade.
São muitos anos de história, você pode nos contar qual a sua história com o Tatuapé!!
Para acompanhar nosso conteúdo clique aqui!